segunda-feira, 25 de junho de 2012

Marcas


"Aqueles que semeiam com lágrimas, com alegria colherão. "
                                                                             Salmos 126:5

Deixa eu te contar uma coisa, por experiência própria: há marcas em nós que não podem ser apagadas. Algumas coisas que passamos, embora doloridas, embora indesejáveis, fazem parte da história que fomos escolhidos para exercer o papel principal, talvez sem querer... Mas algumas coisas nos são impostas, a marca teria mais efeito e resultado em nós, do que se tivesse sido em outras pessoas.
Durante muito tempo eu passei questionando Deus, questionando Seu amor, questionando Sua presença que, aparentemente, não estava lá quando mais eu precisei que estivesse, quando eu realmente precisei de socorro, de cuidado, de proteção. Nesses momentos em que eu não pude ver Deus, minha alma estava sendo profundamente marcada por situações que eu achei que jamais poderia superar, situações que podiam ter feito de mim uma pessoa totalmente fria, rancorosa e talvez até desumana e por muito tempo eu fui assim. Longos anos eu passei envolta por uma capa de distância e frieza.
É muito difícil. Sabe, há coisas muito preciosas que nos são roubadas cedo demais, na inocência que ainda não pode discernir do bem e do mal, na nossa fraqueza somos amedrontados por palavras de ameaça e o medo nos paralisa. Não é justo! Não é justo! Quando estamos nos colocando em pé novamente, lá vem, outra história tão parecida, se repetindo novamente, e talvez assim como eu, talvez você não tivesse mais forças. Brutalmente toda nossa honestidade, caráter, sensatez são jogadas no chão e os que nos sobram são lágrimas, dores que ninguém vê.
As marcas formam feridas difíceis de cicatrizar. A cura não é encontrada num remédio na farmácia, num chá de ervas poderosas... É muito mais profundo o processo do que doses homeopáticas de doze em doze horas. A cura começa aceitando a ferida, começa olhando frente a frente para ela, a reconhecendo, a tomando como sua, sentindo ela doer, arder, queimar dentro do nosso coração, sei bem que não é nada fácil, só eu sei quantos rios nasceram dos meus choros, mas hoje minhas lágrimas são fontes que dão de beber para os feridos como eu.
O que nos foi roubado, a parte dos nossos sonhos que nos foi impedida de viver talvez não serão tão significativas do que as marcas que carregamos no nosso corpo e no nosso espirito. Deixei de questionar Deus, algumas coisas Ele não responderá e nós é que precisamos entender que a resposta é fazer dos nossos lugares quebrados, pontes para ajudar outros decepcionados a passar.
Não se sinta culpado em não conseguir esquecer, em fazer com que você pare de pensar nas coisas que aconteceram para você. Só tem testemunho para compartilhar, quem superou para contar. Cada lágrima vale à pena. Você ainda entenderá isso.


Cáh Morandi

Nenhum comentário: